sábado, 23 de agosto de 2014

A primeira versão do Rei leão 1

                            



Como vocês sabem, antes dos produtores começarem a fazer um filme, primeiro eles fazem diversos rascunhos da história, dos personagens, das músicas, das falas... tudo! E com o Rei leão 1 e 2 foi a mesma coisa, e leva tempo! O filme do Rei leão foi lançado em 1994 mas a produção começou a história desde 1988. Aqui vou dar algumas informações desde o começo da criação até o filme original:

Como começou

  Em Novembro do mesmo ano (1988), o tratamento original, inspirado por Hamlet, foi escrito por Thomas Disch como "Rei do Kalahari" (King of the Kalahari). Já que o tratamento foi escrito como "work-for-hire" (trabalho de aluguel em inglês), Thomas Disch não recebeu nenhum crédito ou privilégios. No ano seguinte, a roteirista de "A bela e a fera" Linda Woolverton fez o primeiro esboço da história, a qual ela nomeou de "Rei das bestas" (King of the Beats) e depois " O rei da selva" (King of the jungle)

No entanto, o contexto da história era centrado em uma batalha entre leões e babuínos, e Scar era o líder dos babuínos, e nesta versão Rafiki era um chita (Bem diferente e louco não é?). O mesmo diretor de "Oliver e sua turma" George Scribner foi o diretor inicial do filme junto com Roger Allers. Depois dos 6 mêses de trabalho de desenvolvimento da história, George e Roger tiveram certas discussões para decidir como seria o estilo do filme, Roger queria que o filme abordasse aspectos naturais e realisticos, enquanto George queria que o filme fosse um musical! Allers se juntou a Rob Minkoff e aos produtores e diretores do filme A bela e a fera para refazerem melhor a história, assim moldando melhor o filme.
    Durante o verão de 1992 Irene Mecchi e Jonathan Roberts se tornaram os roteiristas da versão final que Roger Allers produziu. Eles tomaram conta de todo o contexto da história, eles revisaram a história, e começaram a "modelar" em um estilo único e ainda se baseando em Hamlet, gerando a história final "O rei leão" com todos os personagens que conhecemos.

Os primeiros conceitos dos personagens

Mufasa


+ Na primeira versão chamada de Rei do Kalahari, o rei se chamaria Brond (Rei Brond), este personagem pode ser considerado como a primeira versão de Mufasa, ou pelo menos, o personagem que deu origem a ele.

+ No primeiro roteiro, quando Mufasa apesentava o reino para seu filho, ele cantava uma música curta chamada "Para ser um rei" (To be a king)







Sarabi


+ Em uma das primeiras versões, chamada "O rei da selva", Sarabi teria 3 irmãs Naanda, Dwala e Diku, uma das razões para que todo mundo sempre cria alguma história e etc fazendo a Sarabi ter 3 irmãs.

+ Algo muito curioso, é que nas primeiras versões em que Sarabi tinha irmãs, uma de suas irmãs, Naanda, seria mãe de Nala, Simba e Nala seriam primos...

+ Todas as leoas do reino teriam aquela "tira escura" da cabeça até as costas como Zira

+ Depois que Mufasa salva Simba e Nala das hienas, Sarabi cantaria uma música para acalmar Simba e ajuda-lo a dormir chamada "O leão na lua"

Scar


+ Nas primeiras versões, Scar não era irmão de Mufasa, ele era um leão qualquer que vivia no reino. Isso explica a diferença entre Scar e Mufasa, já que eles foram feitos irmãos de última hora.

+ Antes Scar era uma leão bem musculoso como Mufasa

+ Em um esboço do filme Scar, escolheria Nala como sua rainha, nesta versão, Scar cantaria "Se preparem" num estilo romantizado e suave, misturado com tango.



+ A  personalidade e história de Scar, desde os primeiros racunhos é baseada no Rei Claudius de Hamlet e em Hitler

+ Scar teria uma parceira que ninguém do reino sabia quem era.







Simba



+ A maior inspiração para a versão final de Simba foi também um personagem de Hamlet, que seria o príncipe Hamlet

+ Na primeira versão chamada "O rei da selva" Simba era um filhote todo branco

+ Também em "O rei da selva" Rafiki (que era um chita) treinaria Simba duante seu exilio para quando crescer derrotar Scar

+ Nas primeiras versões, as hienas arrancam o rabo de Simba quando ela esta fugindo delas depois que Mufasa morre








Nala





+ O nome anterior de Nala era Nadra

+ Nas primeirs versões Nala tinha sim um irmão mais novo chamado Mheetu, mas ele tirado de cena, ele nunca foi morto ou fugiu, ele somente não foi adicionado ao filme

+ Nala teria sido banida das Terras do reino por não aceitar a proposta de Scar para ser sua esposa






Timão e Pumba







+ Na primeira versão de "O rei da selva" Timão era um garanhão e era casado com uma suricata chamada Tesma

+ Nas primeiras versões a música "Nesta noite o amor chegou" seria cantada inteiramente por Timão e Pumba

Rafiki


+ Na primeira versão em "O rei da Selva" Rafiki seria um Chita chamado Kwashi

As hienas


Zazu

Como as primeiras versões teriam sido?

As primeiras versões até que parecem interessantes, e pelos esboços e conceitos já deu pra perceber que O rei leão poderia ser em um estilo bem diferente. A primeiríssima versão se chamava "O rei das bestas", nesta versão o contexto da história era quase o mesmo do filme original, só que teriam uma guerra entre os babuínos e os leões pelo território das Terras do reino, e Scar seria o líder dos babuínos, existem poucos esboços sobre esta versão já que ela foi alterada rapidamente para "O rei da selva", a maioria dos conceitos apresentados anteriormente são do primeiro script de O rei da selva, esta versão é mais parecida com a original, a única coisa que muda é que Sarabi teria 3 irmãs, Nala e Simba seriam primos e a ocorrência de fatos seria completamente diferente. Como teria sido o estilo da animação? Lembram do Bambi? As primeiras versões do Rei leão teriam o mesmo estilo de animação do Bambi, personagens mais realísticos, cenários alucinantes e perfeitamente enfeitados e detalhados e uma história bem, bem longa...


Bem gente é isso, fiz umas pesquisas sobre o assunto e decidi compartilhar com vocês. Se tiverem interesse em ver mais imagens e conceitos como esses do Rei leão entrem aqui: http://pridelands.eu
  A arte do Rei leão é uma das artes mais lindas que já vi, é incrível como o ser humano consegue ter uma imaginação tão avançada, um talento tão especial e lindo, capaz de fazer obras inesquecíveis assim!
  (Todas as imagens pertecem ao estúdio Walt Disney)